terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Culinária: É temporada de Pequi, quem gosta?

 Pessoas tão amadas... quero dividir com vocês  hoje uma dica culinária. Como boa mineira que sou, aprecio bastante pratos saborizados com pequi. Preparei no almoço um delicioso peito de frango com molho de pequi. Todo mundo conhece esse fruto típico do cerrado brasileiro?? Bom o fruto é esse aqui:

A parte do fruto que aproveitamos é este caroço amarelo é perfumado, tem um cheiro bastante adocicado e intenso como o de manga. É um fruto muito consumido na região central do país e norte de Minas entre os meses de Dezembro e Março, época de sua temporada. É um alimento bastante nutritivo rico em vitaminas A,B, C e importantes minerais essenciais para a saúde do nosso organismo, porém tem-se que ser cauteloso em seu consumo pois é bastante calórico, possui mais de 200 cal em 100g de sua polpa.

Sua árvore é frondosa e de uma beleza esculpida a céu aberto. Confira:

Na fazenda onde moro tem muuuuitos pequiseiros, e os acho realmente lindos. Reparem na foto que seus galhos são contorcidos. E na seca, quando caem todas as folhas, os galhos ficam à mostra exibindo um desenho peculiar...

Existem muitas receitas deliciosas com pequi.
As mais famosas são Arroz com Pequi; Frango com Pequi e Farofa.

Não tem muito segredo no preparo, o arroz ou frango por exemplo basta juntar +ou- umas 12 unidades dos caroços após refogar o alimento (arroz ou frango) e deixar cozinhar tudo junto. O prato ganha uma cor amarelo dourado maravilhosa.

Se você ainda não conhece e quer se aventurar por essa culinária do interior lhe sugiro duas receitas nesses links abaixo.

Receitas:

Frango com Pequi
Arroz com Pequi

Para finalizar, um belo entardecer  visto através de um pequiseiro.

créditos: Baixaki

Doces beijos...
Danie

7 comentários:

  1. OI Dani,
    Agora que vc falou eu me dei conta que nunca comi pequi, sequer conheço pequi.
    Bjkas e uma 3ª-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniela

    Perdoe minha ignorancia, mas não conhecia essa fruta.
    Tentei te seguir no Twitter, mas estou com um problema. Tenho um limite diário para seguir. Com isto o número de seguidores vem caindo. Assim que solucione o problema, estarei te seguindo...
    Um puco desaparecida da página de comments, mas agora tudo começa a voltar ao normal.

    Bjoooooooooooooo..........

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniela

    Pode-se fazer doces com ele ou é usado apenas como tempero?

    Bjoooooooooooooo..........

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Dani não faz isso comigo! AI QUE DELICIAAAA!
    Sou Goiana e amoooo Pequi desde pequenina, meu prato predileto é frango com pequi (hummmmmm)
    Moro no Rio de Janeiro há 3 anos, aqui ninguém conhece e claro... encontro pra comprar.
    Sendo assim nem preciso dizer que me acabei de tantooooo comer pequi nestas férias lá em Goiás né? rsrs
    E como vc bem lembrou, eles são deliciosos mas calóricos tb... estou agora correndo atrás do prejuízo.
    Mas valeu a pena... é uma deliciaaa!

    ResponderExcluir
  5. Também faço parte da turma que nunca comeu isso só ouviu falar HAUSHAUS
    bjs
    http://allabout-she.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani,
    Eu nunca comi Pequi. Achei a arvore dela linda!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Adoroooo! Principalmente no arroz!
    parabéns pelo blog e as dicas.
    Bjim

    ResponderExcluir

É sempre muito gratificante saber o que você pensa. Obrigada pelo carinho! Volte sempre e comente sempre que puder!