quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mary Jane: Sapato tentação!

Então darlings... preciso contar pra vocês minha paixão por um certo modelo de sapato que vem sendo uma das fortes promessas de tendências na moda atual!
Sabe aquele sapatinho boneca, que pelo menos uma vez na vida (na infância) você usou?? Então, esse mesmo, com saltos médios, baixos, alto ou altíssimos... é um clássico que me enche os olhos, os famosos e eternos sapatos Mary Jane.
Como todo cássico, você nunca fará feio usando um num evento mais formal, pode ter certeza. 
“Mary Jane”, foi um modelo de sapato muito popular nos anos 60, sendo usado com vestidos na altura dos joelhos e casacos, suuuper Audrey Hepburn. Porém, sua origem é bem mais antiga, surgiu nos Estados Unidos em função de uma historia em quarinhos criada por Richard Outcault em 1902, publicada pela primeira vez no jornal Herald de Nova York, onde havia uma personagem chamada “Mary Jane”, namorada do ‘mocinho’ da historia.
Dois anos depois, mais de 200 empresas já comercializavam produtos relacionados aos personagens, incluindo a Brown Shoe Company, que começou a fabricação de sapatos inspirados no modelo usado pela mocinha dos quadrinhos, dando então, origem ao nome do clássico modelo, que mais tarde também ficou conhecido como sapato boneca.

As características deste sapato são:

- Calçado fechado, porém decotado
- Bico arredondado
- Tira que transpassa de uma lateral a outra do calçado sobre o dorso do pé, que é atacada por uma única fivela.




Numa outra versão mais sexy, com bico fino. Uma releitura do Mary Jane feita pelo consagrado designer de sapatos Manolo Blahnick, que por ele foi batizado de modelo Campari.
“Isso é uma lenda urbana dos sapatos!”, gritou Carrie em um momento de euforia, no final da quarta temporada de Sex inThe City, ao encontrar um modelo do sapato Campari no closet da Vogue. O motivo do hype é que o Campari foi lançado por Blahnik em 1994 e rapidamente saiu de linha. Sobre a criação, o shoe designer comenta: “Comecei com a idéia de Mary Jane, mas deixei-os mais sexies, deixando o bico mais fino e aplicando friso de gorgurão".

Hoje em dia podemos encontrar muitas variações desse modelo super elegante de sapatos. Gente, dá pra montar looks incríveis com esses sapatos... estes abaixo são da Sapatonline
 







Esse modelo sempre foi muito usado por bailarinas de dança flamenca, e dança de salão, devido ao conforto do bico arredondado, a segurançca e firmeza do ajuste da fivela no peito do pé, e além, claro, da elegância do salto alto.
Abaixo algumas idéias de como usar.




Super beijos...
Danie
http://www.lindaecheiadegraca.blogspot.com/

Imagens: Reprodução

5 comentários:

  1. Parece que a Taylor gosta bastante desses sapatos, hein?! =)
    Não sabia que se chamavam Mary Jane. Boa pedida pra se ter na sapateira!
    BjBj

    ResponderExcluir
  2. o0' 1º o0 1º é o que eu quero0'
    o0 mais lindo0

    ResponderExcluir
  3. Amei a matéria!!! Mary Jane... Não sabia!!! Adoro esse modelo, sempre achei muito charmoso!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post e o modelo do sapato, tb não sabia o nome dele, agora fica mais fácil de explicar.. rs

    Quero um desse usado pelas bailarinas de dança flamenca, é lindo!

    Bjux,
    Paula

    ResponderExcluir
  5. Noooooossa, o que são esses sapatos hein????
    To passada. Eu querooooooooooooo
    Amei o post. Bjãooooo

    www.esmalteseponto.blogspot.com

    ResponderExcluir

É sempre muito gratificante saber o que você pensa. Obrigada pelo carinho! Volte sempre e comente sempre que puder!