segunda-feira, 12 de abril de 2010

ALERTA: Refrigerante X Sua Saúde...

Imagem: Veja on line

Olá minhas Amouras, passaram bem o findi??? Espero que sim! Eu passei muito bem com a graça de Deus!
Hoje quero dividir um email que recebi com vocês.
Eu quando criança, tinha muitos problemas de saúde relacionados a crises asmática e de bonquite. Tomava horrores de remédios com muuuita frequencia. Por causa disso, meu pai tinha uma preocupação muito grande de que me alimentasse super bem, e com alimentos saudáveis, tinhamos inclusive hortinha em casa, uma delícia.
Cresci então comendo muitas frutas, sucos, verduras e legumes de todo tipo, cereais como aveia e cia, leite, queijo, requeijão, e nada de guloseimas, bolachas, cat-chup, maionese e refrigerantes. E é justamente nesse ponto que queria chegar, o refrigerante. Como não desenvolvi o hábito de tomar refrigerantes com regularidade durante a infância e adolescência, já na fase adulta, quando podia escolher o que beber fora de casa, sempre optei por sucos e deixei o refrigerante de lado. Pois não acho gostoso tomar um copo da bebida gasosa. Não é que ache ruim o sabor, só não acho gostooooso e nem fico com vontade vendo alguém tomar a bebida, já com suco de frutas acontece o contrário, adooooro, até os de pacotinhos e garrafinhas de concentrados.
E quando li esse email que recebi, falando sobre o refrigerante, me senti tão bem por não ser viciada nessa bebida como muitas pessoas que conheço...

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UM REFRIGERANTE - Base: 1 lata padrão

Primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos: O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para este momento em particular.)
40 minutos: A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína.)
50 minutos: O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.
60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é arantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam.
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.
Pense nisso antes de beber refrigerantes. Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais!!! Em sendo possível, dê preferência por aqueles em que se vêem as frutas (de boa procedência) sendo preparadas.
Seu corpo agradece! Esta não é uma campanha para prejudicar a venda deste ou daquele
refrigerante, mas sim, uma Campanha pela Saúde; sua e do seu bolso, que deixará de comprar muitos remédios...
NOTA: EM CRIANÇA O EFEITO É AINDA PIOR
Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*

* Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett
  Faculdade de Educação Física da UFMT
  Mestrado da Nutrição da UFMT
  Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo 
  Consultoria em Performance Humana e Estética

Mais informações consideráveis sobre o mal que o consumo desmedido de refrigerante pode trazer para sua saúde, dê uma lida nesse post AQUI do Jornalista André Arruda Plácido.

Doces beijos...
Danie
http://www.lindaecheiadegraca.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Gostei da materia, nem imaginava o que pode acontecer com nosso organismo depois de um refrigerante que parece tao inocente.

    ResponderExcluir
  2. nossa.......afff credo, é melhor escolher um suquinho mesmo.
    bjnss
    Luíza
    htt://jornaldaluluteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito fofo seu blog. Valeu cada dica, acho que vou continuar ficando com o suquinho sem adiçao de açucar. Depois faz uma visitinha no meu www.meuestilogugafernandes.blogspot.com
    Beijosss

    ResponderExcluir

É sempre muito gratificante saber o que você pensa. Obrigada pelo carinho! Volte sempre e comente sempre que puder!