domingo, 21 de março de 2010

Um Home Office pra chamar de meu

Nos últimos tempos venho sentindo a necessidade de ter dentro de casa um cantinho onde manter as finanças da casa sob controle, onde possa ser organizado as correspondências, contas pagas, à pagar, notas fiscais, certificados de garantia de produtos, documentos, enfim, ter um lugar onde esteja sempre à mão papéis, lápis, canetas, granpeador, tesoura, clips, cola e todas essas coisinhas que parece que nunca vamos precisar mas vira e mexe precisamos. Cheguei então à conclusão de que preciso de um Home Office ou algo parecido, pra que tudo fique bem arrumadinho e bonitinho também (por que não??).
E pra isso, preciso de moveis e acessórios adequandos para essa função. E é claro que Amorido não vai ficar fora dessa, e com certeza também usará esse local pra realizar alguns trabalhos em casa, por isso o local deve ter todo o conforto e tudo que atenda as necessidades de ambos.
Caso você também esteja sentindo a necessidade de ter um espaço assim como eu, vou passar umas diquinhas que obtive numa breve pesquisa pela net.

Fotos reprodução


-Apurar as necessidades:
Deve ser definido claramente, que tipo de função será exercida nesse local e  listar as necessidades que serão exigidas para a execução da função estabelecida.

-Levantamento dos equipamentos
Deve ser listado todos os equipamentos que serão utilizado, como móveis e aparelhos eletrônicos, determine ainda os acessórios que irá compor o Home Office, como prateleiras para abrigar livros e revistas um gaveteiro para arquivos e etc.
Para atender as necessidades de organização das finanças domésticas, como é o meu caso, uma mesa com cadeira confortável, um laptop, uma extenção de telefone, uma impressora, uma pequena estante para organizar caixas com documentos, um painel pequeno para lenbretes e acessórios de uso geral e uma luminária fofa serão suficientes, mas Amorido entrando na jogada, vou precisar de um aparelho de fax, mais uma prancha para a prateleira e alguns outros acessórios.

-Definir o local:
Depois de estabelecido os equipamentos é hora de procurar um espaço na casa, que seja adequado para abrigar o Home Office. Escolha um espaço bem iluminado e arejado, que seja tranquilo e agradável.
Aqui em casa estou dividida entre executá-lo em meu quarto, ou se na sala, uma vez que minha sala é bem espaçosa composta por 3 ambientes e se encaixaria bem a proposta.

-A escolha certa para o mobiliário:
Pra que haja conforto, é necessário que os móveis estejam nas dimensões corretas. A mesa pode ser garimpada em algum antiquário, pode ser feita sob medida, ou adquirida em lojas especializadas, o importante é que possuam altura do chão à bancada entre 75 e 80 cm e o teclado e mouse devem estar um pouco mais abaixo entre 65 e 70 cm.
Estou pensando em uma mesa meio vintage, meio provençal que muito me agrada.


-Luminosidade
O Home Office deve ser instalado em local com luz natural em ambundância, mas nunca coloque a bancada da mesa onde ficará o computador de frente para uma janela, a luminosidade prejudicará o conforto visual. Além da iluminação natural, deve haver iluminação artificial homogênea e uma pontual (luminária) sobre a mesa, do lado direito para os canhotos e do lados esquerdo para os destros, para evitar sombras sobre o papel na hora de escrever.
Nesse quisito meu quarto ganha em relação à sala, pois é bem mais iluminado.

-Decoração
A decoração deve atender o gosto de quem vai usar, pois a decoração de qualquer ambiente está diretamente relacionada com o conforto, mas nesse tipo de ambiente, a decoração deve ser simples e agradável. Uma ótima opção são os adesivos de parede com frases de otimismo, fica bem bacana. Deve-se evitar muito contraste entre as cores, pois gera muita informação no ambiente atrapalhando a concentração. Sobre a mesa mantenha apenas o necessário pra que o local esteja sempre organizado.
Se você optar por uma mesa sob medida, peça para fazer um fundo falso nas costas ou lateral da mesa para camuflar a fiação, aquele monte de fio embolado atrás da mesa, além de deixar o ambiente feio acumula muito pó podendo trazer algum tipo de alergia.
E capriche na escolha dos acessórios, afinal são os detalhes que fazem a diferença.
Texto: Daniela Rhodry
Fonte: Revista Casa Cláudia e web-Terra




Fotos:  reprodução

Claro que meu Home Office não vai cair do céu na semana que vem aqui em casa né, vai levar um tempinho e até lá se alguém tiver alguma dica, foto inspiradora, ou tenha um em casa, divida comigo aqui nos comentários ou no lindaecheiadegraca@gmail.com . Ficarei muito feliz, pois adooooro idéias e palpites são sempre bem vindos.

Bjos
Danie

3 comentários:

  1. Ótimas dicas de decoração! Quando eu finalmente mudar, vou fazer um escritório bem bacana, porém unissex... pro maridão também, né?

    Ah! Antes que eu me esqueça, eu aceito a sua receita de Cupcakes sim, a idéia de distribuir para os amiguinhos é ótima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Danie...
    Menina que imagens lindas, um home mais lindo q o outro, eu quero um pra mim ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Daniela, já postei sobre o homeoffice de minha casa. Se quiser dar um olhadinha, é aqui: http://www.bichafemea.com/2010/01/25/do-projeto-do-nosso-escritorio-ou-home-office/

    Beijos!!

    ResponderExcluir

É sempre muito gratificante saber o que você pensa. Obrigada pelo carinho! Volte sempre e comente sempre que puder!