sábado, 13 de março de 2010

O ano todo de olho nas frutas!



Olá lindas!! Que verão queeeeeeeennnnnnnte! Puxa vida, tá difícil manter a linha nesse forno que estamos vivendo. Nesse calor, devemos ficar super atentas quanto a alimentação. É muito importante a ingestão de líquidos, o ideal é carregarmos sempre conosco uma garrafinha com água pra que possamos nos hidratar o tempo todo. E a água deve estar fresca, nada de beber água em temperatura ambiente (que no caso está quente consideranto a temperatura do ar), pois o organismo absorve mais rápido se os líquidos estiverem mais fresquinhos.
Outro ponto que considero importante é ingerirmos mais verduras, frutas e legumes, pois uma dieta mais leve nos deixa menos irritadiços com o calor, afinal a digestão desses alimentos é mais tranquila, e sentiremos menos cansaço. 
E é muito importante consumir frutas diariamente, no mínimo 3 unidades diferentes por dia. Temos o privilégio de morar num país que nos proporciona uma vasta gama de alimentos frescos sempre à nossa disposição.
E não é só no calor que temos que ficar atentos quanto a nossa alimentação, tem que ser o ano todo. Na hora da compra devemos dar mais atenção aos frutos da safra, que além de serem mais baratos, são mais saudáveis, pois nas temporadas de safra, o uso de agrotóxico na produção cai consideravelmente.
Para nos orientarmos melhor discolei uma listinha com algumas das frutas mais consumidas e seus períodos de safra. Já fixei a minha na geladeira, fica a dica!

ABACATE
fevereiro, março, abril, junho, julho e agosto

ABACAXI
janeiro, outubro, novembro e dezembro

BANANA
março, abril, maio, junho, e julho

CAQUI
março e abril

FIGO
janeiro, fevereiro, março

GOIABA
fevereiro e março

JABUTICABA
setembro e outubro

LARANJA
julho, agosto, setembro e outubro

LIMÃO
janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho

MAÇÃ
março, abril, maio, junho e julho

MANGA
novembro e dezembro

MAMÃO
abril. maio e outubro

MELANCIA
janeiro, novembro e dezembro

MELÃO
janeiro, outubro, novembro e dezembro

MORANGO
julho e agosto

PÊSSEGO
novembro e dezembro

TANGERINA
maio, junho, julho, agosto e setembro

UVA
janeiro, fevereiro, novembro e dezembro

 As frutas nos fornece vitaminas e sais minerais além de fibras e até hidratação, que é muito importante para o funcionamento saudável do nosso organismo. Além disso a fruta tem baixo índice glicêmico, o que nos mantêm saciados por mais tempo, fazendo com que a gente mantenha o peso sob controle, a pele fica lisinha hidratada e saudável, cabelos e unhas em perfeito equilíbrio, enfim, só benefícios pra saúde e belê.

Se você não tem o hábito de comer frutas frequentemente, deve começar a criar esse hábito o mais rápido possível.

-Introduza no café da manhã um pedaço de fruta picado com iogurte, ou com mel.
-Troque a sobremesa cheia de gordura e açúcar por frutas variadas picadas com gelatina ou sorvete de frutas.
-Aqueça no microondas ou mesmo no forno, uma maçã ou banana coberta com uma fatia de queijo e um pouquinho de canela (adoooooro).
-Prepare uma salada de frutas e regue-a com bastante suco de laranja, aqueça e sirva com uma bola de sorvete de creme, uma versão mais light de petit gateau.
-Sucos, use a criatividade e aguçe o paladar preparando sucos com combinações interessantes de sabores de frutas.

Esses eu arrisquei e AMO!
-Laranja e maracujá
-Laranja, maracujá e abacaxi
-Cajú e laranja
-Laranja e manga
-Acerola e goiaba
-Abacaxi, cenoura e pera
-Maça verde e hortelã (super refrescante)
-Couve, laranja, maracujá e erva doce

Se você arriscar uma combinação diferente não se esqueça de me contar tá!


Beijos Tutti-fruti!!!

Danie

2 comentários:

  1. Hum q post maraaaaa!!
    aqui t aum friozinho!!
    logo comeca o calorzão tbm!!
    bjokas

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  2. Ahh, eu AMO frutas! E nesse calor, tô me empaturrando delas... rsrsrs

    Legal saber sobre as épocas do ano.. eu procuro por uvas e melancias o ano inteiro, mas nem sempre elas estão boas, realmente.

    Nossa, o aquecimento global tá mesmo aí né? Credo.

    Bjos, Pop!

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