quinta-feira, 18 de março de 2010

Decoração: Simplicidade que cativa, envolve, comove e seduz

Lendo a revista Casa e Jardim, me deparei com algumas citações que resumem basicamente a ideia que tenho, dessa forte inspiração que vem tomando conta das decorações nos últimos tempos: A Simplicidade. O simples é cativante, envolvente e sedutor, na simplicidade sobra espaço apenas para aquilo que é pessoal, íntimo, através da simplicidade, nos tornamos expostos e projetamos ao mundo nossa essência.


"Uma tendência transformadora recai sobre a decoração. Sem pudores, desafia o impecável e propõe um jeito simples de enxergar o belo. As trincas, as ferrugens e os carcomidos contam histórias de família e momentos de felicidade. Celebre a beleza do imperfeito"


"A casa não é apenas um ponto fixo no globo, é um organismo vivo. Ela respira a brisa que entra pelas frestas das janelas, serve-se da luz que invade as aberturas de vidro e alimenta-se das histórias que você traz em suas malas de viagem e de todos os momentos felizes vividos sob o seu teto. Acredite: a sua casa tem alma. "


“A simplicidade depende do olhar de cada um. O que é simples para mim pode ser muito mais simples para você. O importante é estar bem com o que faz você se sentir bem” Ricardo Caminada, arquiteto

*As citações acima foram extraídas do site Casa e Jardim


Na decoração por exemplo, podemos ver bem difundida a ideia do simples, notamos a necessidade do resgate do passado, não o passado como ele foi um dia, mas um passado adaptado com toques pessoais, com contrastes, e ainda somado ao frescor da originalidade.
E nesse contexto todo sobre o simples, há um fator relevante que se destaca dos demais, a criatividade, que anda lado a lado com a simplicidade. Temos visto por essa blogosfera afora, imagens que retratam elementos da natureza se tornando objetos de inspiração e sendo transformados em pequenas peças ou detalhes relevantes em alguns ambientes, como galhos se tornado luminárias e apoio para tampo de mesa.
Existe uma outra onda rolando, como o resgate de objetos que se tornariam sucata, sendo transformados em lindas peças de decoração. Como o cenário do programa Happy Hour do canal GNT, onde uma das paredes do cenário é toda feita com garrafas pet. O efeito é super bonito, clean e funcional. É a sustentabilidade ganhando cada vez mais espaço no cenário que envolve arte, artesanato e também decoração. Acho maravilhoso ver potinhos de papinha pra bebê se transformando em delicadas lembrancinhas de maternidade, ou com velas dentro, em noite de festa, pendurados no teto de uma varanda como um candelabro. Garrafas vazias de azeite vinhos e destilados se transformando em lindos vasos para flores. Um portão velho de ferro trabalhado sendo adaptado como cabeceira de cama. E assim vai, a criatividade somada ao bom gosto não tem limites. Dessa forma todo mundo ganha. Nós ganhamos pela beleza, pela economia, pela terapia e prazer de confeccionar. E a natureza também ganha com a reciclagem daquilo que seria empilhado como entulho.

Agora algumas imagens que mostram a simplicidade na decoração que muito me inspira:







*imagens: reprodução

E então, ficaram tocadas pela simplicidade que favorece o desapego ao luxo e requinte, porém prima pela beleza, bom gosto e criatividade???

Bjíssimos...
Danie
www.lindaecheiadegraca.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre muito gratificante saber o que você pensa. Obrigada pelo carinho! Volte sempre e comente sempre que puder!